A maioria das pessoas que escolhem morar em condomínios escolhe essa opção por motivos de segurança, mas existem vários fatores que fazem com que essa segurança realmente aconteça.
Profissionais
Contratar funcionários especializados nunca será uma escolha ruim, por isso se certifique de que está escolhendo um bom candidato, faça testes e procure recomendações. Os conhecimentos devem estar sempre em dia e atualizado, visando sempre a melhor forma de manter a segurança do local.
Tecnologia
A tecnologia é um grande apoio para os vigilantes e porteiros, pode sempre ser utilizada a favor deles, desde as câmeras, portão eletrônico, alarmes, sensores de movimento e mecanismos automáticos. Todos são um investimento indispensável, independente do preço, investir na tecnologia pode aumentar a venda ou aluguel do prédio.
Controle
É obrigatório para manter a segurança, ser rigoroso com quem entre no condomínio. Nem sempre quem mora ou trabalha no local consegue saber quem está chegando e isso pode ser um risco muito grande.
Pedir a identificação nunca é demais, manter listas também pode ser útil, pedir para os condôminos um aviso prévio de quem vai visitar o local.
Emergencias
Telefones e meios de comunicação interna são essenciais em momentos de emergência. Porteiros e vigilantes devem estar sempre preparados para imprevistos, mas não somente na portaria, dentro de locais específicos do prédio também é importante ter algo para se comunicar.
Normas
Normas são importantes para manter a boa convivência em qualquer local, elas devem ser cumpridas por todos, sem exceções e devem ser criadas em conjunto também. Reuniões são essenciais nesse tipo de local, manter todos atualizados, bem informados e participantes ativos das necessidades do condomínio.
As normas que ajudam a melhorar a segurança são: Trancar as portas sempre, não contratar qualquer pessoa para trabalhar em seu apartamento, utilizar equipamento de segurança dentro dos apartamentos, evitar falar nos corredores sobre coisas pessoais e não deixar entrar desconhecidos nem mesmo carteiros e entregadores.
Terceirização
Uma empresa especializada saberá fornecer equipamentos tecnológicos, funcionários bem qualificados, alarmes e câmeras 24 horas, monitoramento e capacitamento emergencial.
Pesquisa
A hora de escolher qual empresa contratar para terceirizar os serviços é muito importante, por isso sempre pesquise: tempo de mercado, qualidade, recomendações de usuários e de funcionários. Lembrando que menor preço pode significar um serviço ruim, tire suas dúvidas e invista sempre no melhor trabalho.
Condôminos
É dever de todos ajudar a manter a segurança, mesmo com todos os equipamentos e funcionários. Todos devem fazer a sua parte mas a administração do prédio deve se esforçar para conscientizar e treinar todos que utilizam o espaço.
Tarefas
Cada um deve focar em seu trabalho,se o porteiro for chamado para fazer outros serviços, a portaria ficará desprotegida, mesmo que por pouco tempo, todo cuidado é importante e cada um faz a sua parte ajudando a manter o prédio seguro e cada um em sua função.
Entregas
O porteiro não deve ser o responsável por receber encomendas e nem por guardar objetos, como dito no item anterior, cada um deve focar em sua tarefa, sem grandes distrações. Entregas deixadas na portaria podem gerar erros e conflitos posteriores.